Sempre presente nas competições internacionais desde 2008, Portugal não vai participar no Campeonato do Mundo de Hóquei de 2023. Inicialmente previstos para o Campeonato do Mundo de 2020, a equipa portuguesa não estará presente . Três anos depois e com verbas para comprar os bilhetes de avião (anteriormente conseguidas em 2020), porque é que não participam na mais importante competição de hóquei? Desde que o hóquei subaquático chegou a Portugal, em 2008, só por duas vezes a seleção nacional não participou numa competição internacional. Foi em 2016, nos Mundiais da África do Sul, e em 2017, no Euro. Nessas duas vezes, a federação nacional não quis enviar qualquer equipa a esses eventos internacionais.
Este ano marca, portanto, uma terceira ausência, num contexto em que não se percebem as razões e em que parece difícil imaginar Portugal a não participar em mundiais.
João José, ex-diretor do CMAS uwh, é o atual presidente da atividade subaquática portuguesa. (intertitulo)
Passaram três anos desde a data original do Campeonato do Mundo, os jogadores da seleção estavam motivados para participar na competição, mas não havia notícias da federação. Não há campeonato português desde 2021 , uma condição imposta pelas autoridades para a possibilidade de ter uma equipa no Mundial. UWHnews obteve documentos que mostram que os bilhetes para a viagem a Gold Coast, antes do surto da pandemia de COVID-19, já tinham sido pagos. Estamos a falar de 10.000 euros provenientes de apoios angariados pelos jogadores. Num outro documento em nossa posse, podemos também confirmar que esta verba foi reclamada pela federação portuguesa, verba essa que não foi utilizada na seleção nem devolvida ao patrocinador.
Contactada pela nossa redação, a federação portuguesa não respondeu aos nossos pedidos de informação. O futuro do hóquei português ainda está por ver. Um futuro campeonato? Um regresso da seleção nacional?
Pingback: What happened to Portugal? – UWH News – Le média du Hockey Subaquatique